segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Notinha - Livro - Entrevista com o Vampiro


 Finalmente eu criei coragem e terminei de ler " Entrevista com o Vampiro" , a internet não me permitia, mas eu fui mais forte que ela. Sem dúvida você já ouviu falar sobre essa obra escrita pela talentosa(mais que talentosa) Anne Rice. É um dos  livros mais famosos de literatura fantástica. Depois de ler cada página eu pude finalmente notar o porque este é um livro de tanto sucesso. A história toda te prende. Cada sentimento dos personagens são descritos de maneira tão detalhada que é quase possível compartilhar o ódio, o amor e as demais emoções descritas nas situações pelos seus principais personagens ( Lestat e Louis)
 O livro faz parte da coleção " As crônicas Vampirescas" ( que eu pretendo ler toda), que se tornou febre em todo o mundo. Mas os vampiros Lestat e Louis, tomaram conta dos corações dos leitores vendendo milhões. "Entrevista com o Vampiro" ganhou uma versão cinematográfica, estrelada por Brad Pitt ( como Louis) e Tom Cruise ( como Lestat). O livro rendeu tanto que ganhou continuações : "O Vampiro Lestat" e a "Rainha dos Condenados" , que também foram adaptados para o cinema, porém os dois livros configuraram um único filme. O mais curiosa foi saber que quem traduziu o livro foi Clarice Lispector, e depois de ler pude perceber porque ela foi eleita.Acho que ninguém mais seria capaz de passar para nós os sentimentos relatados com tanta sensibilidade.  Outra coisa que me deixou presa ao livro foi o contexto histórico por trás. Sem dúvida Anne Rice pesquisou muito sobre o século XVIII e usa muito essa pesquisa no desenrolar da história. O livro atendeu todas as minhas expectativas, apesar de muitas vezes sermos pegos pela lentidão da narrativa, é fácil se deixar levar pelo enredo. Confiram um trechinho que eu destaquei:

- Esqueci totalmente de mim. E, no mesmo instante, compreendi inteiramente o significado do que poderia acontecer. Dali em diante só senti  uma crescente curiosidade. Enquanto ele falava comigo e me dizia o que deveria esperar, o que havia sido e ainda era sua vida, meu passado passou inteiro por minha mente. Vi minha vida como se não fizesse parte dela, a vaidade, o egoísmo, a busca constante de tolas preocupações, as preces a Deus e à Virgem e uma fieira de santos cujos nomes enchiam meus livros de orações, nenhum dos quais  fez a menor diferença numa existência mesquinha, materialista e egoísta. Vi meus  verdadeiros deuses... os deuses da maioria dos homens. Comida, bebida e segurança no conformismo. Cinzas

1 comentários:

Unknown disse...

nossa, nunca li, mas amo muitooooooooooo o filme <3

Postar um comentário

Não há nada igual

Licença Creative Commons
Adorável Estranha de Juliana Caulo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://adoravelestranha.blogspot.com.br/.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.adoravelestranha.blogspot.com.br/.