terça-feira, 20 de novembro de 2012

Eu sei que é o Morgan Freeman


 Não sou negra. Porém carrego na genética a influência afro. Convivi com meu querido vovó, um negro de quase dois metros de altura que era a paz em pessoa, não cheguei a conviver com a minha bisavó,mas me disseram que ela era muito bonita e era o que mantinha meu bisavó, um italianodaqueles bem estereotipado, calmo.
 Eu não acreditava como uma declaração de uma pessoa pública podia influenciar tanto na opinião alheia. Um cara de um país que não tem nada a ver com o Brasil diz “ não vamos falar sobre “ e todo mundo acha lindo e épico. Viva! Tá! Entendo que ele é o cara, que ele é bom e que ele interpretou o Nelson Mandela, aquele que não se calou frente ao preconceito, e blá, blá,blá, mas acho que, assim como você tem o direito de concordar, eu tenho o direito de discordar. E eu discordo. Como assim? Vamos deixar de falar sobre isso? Em parte devemos agir mais do que falar, mas ninguém age se outro ninguém puxar o assunto. É lindo gritar somos “todos brasileiros!”. Sim, somos todos brasileiros de ancestralidade italiana, africana, indígena, com aquela miscigenação que só nós temos. Essa coisa de “deixar de falar” me entristece.  É tipo esperar que suma como quem não quer  nada. Ninguém cura uma dor deixando de falar sobre, ninguém cura o medo não enfrentando, ninguém cura qualquer atitude de preconceito deixando os fatos de lado. O melhor de tudo isso é ver as comparações. “Se existe um dia da consciência negra por que não existe do judeu?” O dia da consciência negra foi criado para lembrar  à nação BRASILEIRA do passado de escravidão ao qual um dos povos mais influentes na nossa cultura foi submetido.  Isso é feito através de comemorações, debates, dentre outras medidas. Os judeus possuem sim um dia para comemorar o momento mais marcante no qual eles foram tratados como minoria desprezível , que seria o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Pelo que li e usando as palavras de Aleksander Henryk Laks , isso é feito para que o “passado deles não seja o futuro de ninguém” .Creio que o dia da Consciência Negra também tenha esse sentido e não devemos simplesmente parar de “falar sobre” esperando que um belo dia as pessoas mudem seu comportamento.

1 comentários:

Tainá Oliveira disse...

DISSE TUDO! Faço das suas palavras, seus pontos e suas vírgulas os meus.
Acho que camuflar nunca mudou nem mudará nada.
Adorei seu canto, estou a seguir-te.

Espero tua visita.

Beijos
http://venenosemacas.blogspot.com.br

Postar um comentário

Não há nada igual

Licença Creative Commons
Adorável Estranha de Juliana Caulo é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Baseado no trabalho em http://adoravelestranha.blogspot.com.br/.
Perssões além do escopo dessa licença podem estar disponível em http://www.adoravelestranha.blogspot.com.br/.